terça-feira, 7 de julho de 2009

O Novo!

Após a ansiedade de criar um post que me apresentasse, veio a angústia de pensar no depois... A situação é nova para mim e tudo o que é novo assusta, afinal nos tira da zona de conforto!

E eis que passei a semana pensando no quanto algumas pessoas tem a capacidade inversa: a de transformar o que o senso comum sempre considerou como imutável, em algo novo.

É a tal da dialética tão estudada nas minhas aulas de filosofia, no 1º ano de faculdade. Para quem não conhece, este conceito é formado pelos seguintes elementos: tese, antítese e síntese. A tese seria uma afirmação frente a determinada situação, a antítese é a oposição à tese e a síntese seria um produto formado com o que há de melhor por estes dois elementos, ou seja, a transformação.

Ok... Sei que em um primeiro momento é difícil entender, mas há algumas semanas tive a oportunidade de visitar a exposição de Vik Muniz, no MASP e ela retrata exatamente esse esquema filosófico.

Vik Muniz é um artista brasileiro e já inova apenas se considerarmos que é reconhecido mundialmente pela arte de seu trabalho (ao contrário da imagem que insistem em vender de nosso país lá fora: terra do carnaval, mulheres nuas e malandragem). Só por causa disso, já sou obrigada a “tirar o chapéu” para o cara!

Mas ele vai além, pois enquanto todos enxergam a arte como algo elitista e inacessível (tese), Vik percebe que uma série de materiais inimagináveis também podem produzir a tal arte (antítese). Com essa sacada, cria o seu produto (síntese): arte feita com lixo, poeira, brinquedos, agulhas, computadores, comidas e... não vou contar mais, pois acho que vale a pena conferir o restante!

É aproveitar a experiência para refletir no quanto precisamos ter senso crítico, enxergar e pensar além, nos reinventar e estarmos abertos para as possibilidades, o novo tão assustador!

Para quem está em São Paulo e quer aproveitar o feriado para conhecer a exposição, acesse o site: http://www.masp.art.br/exposicoes/2009/vik/

Ah! E também vale muito a pena almoçar no restaurante do MASP. Comida excelente, sobremesas deliciosas, gente bonita e descolada!

2 comentários:

Rosi disse...

Meninas
Posso dar um pitaco? Posso, é claro.
Por que vcs não colocam o perfil de cada uma com foto na lateral do blog? Além de ficar mais bonito fica fácil de identificar quem escreveu em comparação ao estilo...apenas uma ideia (agora sem acento, rá.)

:: Vini :: disse...

"A mais inteligente da sala é minha amiga, Fernandinha"!!!

010001 (até parece código binário!)

Beijo Fê, saudades!

Vini