domingo, 12 de julho de 2009

Afônica por alguns dias...

Hoje não vou fazer nenhum post muito elaborado, quero apenas compartilhar com vocês uma coisa um tanto quanto engraçada que aconteceu comigo neste feriado/fim de semana.

A grande oscilação de temperatura e o ambiente com um ar condicionado muito forte, foram causadores de uma leve afonia que tive, acompanhada de febre. Pra quem não sabe afonia é uma deficiência (total ou parcial) de produzir a fala. Portanto, fiquei praticamente sem voz nesses últimos dias, claro que andei abusando e tomei um pouquinho de friagem mas nunca pensei que isso pudesse me deixar afônica. Pense... a Érika afônica. Uma pessoa que fala até pelos cotovelos, sem voz. Triste isso, mas muitos acharam bem engraçado, o que rendeu boas risadas.

Pra ser sincera, ficar "quietinha" esses dias me fizeram muito bem, afinal acho que parei muito mais para ouvir do para falar e aí se aplica aquele ditado: "Você tem dois ouvidos e uma boca, portanto, ouça mais e fale menos".

Pesquisando sobre o assunto descobri que a causa geralmente é conseqüência de falar muito alto, gritar, o aparecimento de um resfriado ou infecção do trato respiratório superior. Que medo, o pior é se for tudo isso junto!!!

Durante as pesquisas encontrei algumas dicas, são elas:
  • Não fale. Tente evitar falar por um dia ou dois. Nem mesmo um sussurro. Basta escrever notas. (Já que não posso falar resolvi escrever sobre o assunto. Rs rs rs)

  • Beba bastante líquido, de 8 a 10 copos por dia, mas não beba bebidas geladas ou com gelo. (Isso me parece óbvio).

  • Respire pelo nariz. Isso aumenta a umidade em sua garganta. (Problemão isso pra mim...

  • Aprenda a evitar falar alto. Treine falar mais suavemente. (Vou tentar fazer isso com mais freqüência).

  • Quando você sentir o menor indício de rouquidão chegando, cancele seus compromissos onde você precisa da voz. (Isso mesmo, apenas use a boca para fazer outras coisas... rs rs rs)
Também encontrei outras dicas mas já chega, né?

Escrever sobre este assunto já está me dando uma vontade cada vez maior de falar!!! rs

Um comentário:

Rosi disse...

Oi Erikinha
Esse filme eu já assisti há muito tempo, logo no lançamento, inclusive falei sobre ele lá no blog. Chorei muiiiiiiiiito.