sábado, 11 de julho de 2009

Cada um por si e Deus por todos!

Há alguns dias comprei o livro Novo relatório da CIA – Como será o amanhã, que apresenta previsões de como estará o mundo até 2025, com notícias nada animadoras.

Para piorar, nesta última semana acompanhamos o encontro da cúpula do G-8, estipulando metas contra o aquecimento global e estando dispostos a reduzir em 80% a emissão de gases de efeito estufa até 2050. Mas também querem vincular essa meta a uma redução, nos países em desenvolvimento, de 50% dos gases para o mesmo período. Não houve consenso, pois países como Brasil, Índia e China não aceitaram.

Sei que o assunto envolve a análise de jogos políticos e econômicos profundos, que não vem ao caso, mas fico imaginando Lula dando a notícia à Obama de que é contra o tal projeto proposto.

Me coloco até no lugar dele, tomada as devidas proporções, fazendo uma proposta semelhante ao presidente da empresa onde trabalho. Para começar, minha dificuldade de comunicação seria muito parecida a de Lula com Obama, pois lá na empresa ele também só fala em inglês... Mas penso no seguinte diálogo:

- Fê: Estimado Presidente, estamos preocupados com a crescente poluição e mudanças climáticas do planeta. Por isso elaboramos uma proposta para que a vinda ao trabalho, pelos funcionários, seja feita somente de metrô ou ônibus.

- Presidente da Empresa: Fantástico! Muito bom saber que meus funcionários pensam em ações de sustentabilidade. Com certeza quero dar o exemplo e passarei a vir de metrô também!

- Fê: Sabe o que é, Presidente? Pensamos em apenas o senhor e a diretoria contribuir. Vocês já estão ricos e podem começar a experimentar alguns dias de luta na Sé. Mas eu e meus amigos, compramos carro agora né... Vamos vir trabalhar com ele por pelo menos mais 5 anos, para sentirmos um pouco do “gostinho bom”, tá?

...Patético não?

E a tal história que escutamos desde criancinha, que se cada um fizer a sua parte o mundo será bem melhor? Se os líderes das 17 maiores nações do mundo ainda pensam de forma tão egoísta imaginem como será entre nós, pobres mortais, quando começar a faltar água, comida, energia?

Sim, porque vai ser como o antigo ditado: Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come! Quem não tem nada, vai entrar na guerra para conseguir alguma coisinha para comer ou beber. E quem tem, não vai conseguir sair da guerra pois terá que defender o seu... Um verdadeiro Deus nos acuda!!!

Considerando este cenário futuro, já montei um plano de ação e quando estiver com 46 anos, pretendo estar como Johnny Depp: me refugiando em minha própria ilha com a família, lá no Caribe. E, se não for pedir muito, também gostaria de continuar fazendo, nesta idade, trabalhos bem bacanas e rejeitando o rótulo de sexy symbol.

Para isso vou começar já, arregaçando as mangas e fazendo a minha parte: voltar a dormir! Apenas dessa forma poderei sonhar com este maravilhoso projeto e me manter alheia ao noticiário.

Daqui a alguns anos este caos acontecerá somente nos EUA e RIC (Rússia, Índia e China) e com certeza o problema não chegará nem perto do "B", afinal não dizem que Deus é brasileiro?!

2 comentários:

Rosi disse...

E aí meninas?!
Ficou bem legais as fotinhas de vcs.

Rosi disse...


Então, eu tinha lido a reportagem, mas realmente foi uma coincidência, pois a entrevista já estava pronta. Sempre convido uma amiga, blogueira ou não, para entrevistar. Acho importante trocar informações, mostrar trabalhos, enfim divulgar mesmo o que as outras pessoas estão fazendo. Logo, logo, vcs três serão convidadas. Aguardem.
Bjs