terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pensando sobre o futuro....

Esta semana estou com uma divulgação em um hospital super conceituado e de alto padrão de São Paulo. Lá tudo muito impecável, corredores limpos, um paciente por quarto, enfermeiros, médicos, recepcionistas e plantonistas andam pelos corredores alegres, felizes e sorridentes. O hospital parece na verdade um hotel de tão luxuoso.

Hoje pela manhã parei para tomar café na lanchonete que por sinal era um lugar muito agradável, comecei a reparar nas pessoas ao meu redor. Procurei imaginar os motivos pelos quais levaram aquelas pessoas estarem ali no mesmo ambiente que eu. Uns deviam ter passado a noite confortavelmente como acompanhante de algum paciente internado, outros estavam chegando a para consulta com seus exames nas mãos e outros chegavam para trabalhar como eu.

Aproximadamente há um ano passei alguns dias com a minha avó no hospital, no caso dela, um hospital público que a situação era em diferente. No mínimo 4 pessoas por quarto, macas nos corredores, nenhum tipo de organização, médicos e enfermeiros com o semblante apreensivo, desesperados por não saber a quem dar prioridade.

Os dois lugares não deixam de ter o clima de hospital, no qual as conversas sempre estão relacionadas a doenças, saúde, remédios, porém é muito discrepante essa diferença entre um lugar público e um lugar privado de alto nível. Isso me fez refletir e pensar no futuro, o que eu desejo para minha vida, afinal é na velhice que mais frequentarei este ambiente.

Cheguei a conclusão que para este problema temos algumas soluções, uma delas é continuar jogando na mega sena e quem sabe um dia ganhar e não ter o que se preocupar com isso, ou continuar comendo gnocchi da fortuna todo dia 29 no Spoleto acreditando que São Genaro pode te ajudar a trazer uma fortuninha ou simplesmente se programar, poupar dinheiro agora, visando uma vida melhor e com um pouco menos de dor de cabeça quando eu tiver a idade da minha avó.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A vida sem excel...



Confesso que não sou uma pessoa muito ligada em informática, mas tenho que dizer que me apaixonei pelo Excel.

Agora vejo que o mundo não seria nada sem ele!!! Rs

Há duas semanas atrás eu o conhecia de forma básica! Utilizava mais para fazer planilhas simples e caprichadas na formatação, mas nunca com muitas fórmulas.

Nossa como eu demorava a procurar informações, fazer estatísticas e montar planilhas um pouquinho mais elaboradas!

Estou contando tudo isso no passado para vocês porque atualmente estou fazendo um curso de Excel avançado e, parece bobo isso que vou dizer, mas mudou minha vida! Rs

Tudo mudou depois que conheci os PROCV’s, as BD’s, os SE e as tais das Tabelas Dinâmicas!!!! Eu ainda me pergunto como sobrevivi tanto tempo sem isso na minha vida!!! Uahuahuahuauhua!!!

Brincadeiras a parte, eu estou me divertindo pra caramba! Já até usei este novo conhecimento para formular umas planilhas de controle orçamentário mais elaboradas. Talvez agora eu pare de ser gastona e me organize melhor...rs!

E então.... VIVA O EXCEL e a economia de tempo que ele nos traz!!!!! rs

Beijos e boa noite!

sábado, 26 de setembro de 2009

Novos rumos

Acordar em pleno sábadò às 06h30 da manhã, se atrasar enquanto troca de roupa, ter somente 01 hora para chegar na Avenida Paulista (saindo de Guarulhos) e, ainda assim, conseguir chegar a tempo para assistir uma aula sobre empreendedorismo e negócios... Este foi meu feito de hoje.

Sempre gostei de estudar e o faço, ininterruptamente, há 21 anos. Porém, confesso que desta vez estou terminando o curso e jogando a toalha... Perder finais de semana, festas e viagens por causa de aulas, monografias e planos de negócio... Já não tenho mais tanto pique!

Esses dias, inclusive, achei o máximo uma conversa com um amigo que não via há tempos. Perguntei se ele estava estudando e ele disse: não oficialmente. Sem entender nada, questionei se ele estava aguardando confirmação de matrícula em algum curso ou algo do gênero, mas ele respondeu que não e justificou: não preciso estar em uma instituição de ensino para estudar... Já fiz muito isso, mas agora estudo de outra forma: lendo, participando de palestras e atividades pontuais que só ampliam meu conhecimento.

Ele tem razão, chega uma hora em que precisamos pensar um pouco mais em nossa qualidade de vida. Portanto, já decidi: após mais esta etapa concluída, será hora de descansar e priorizar outros planos que estão guardados, afinal também sou filha de Deus!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O mundo sem as mulheres... por Arnaldo Jabor

Olá a todos os leitores do blog (acho que to pegando a mania da Helô de conversar com os internautas frequentadores deste blog), hoje recebi um texto do Arnaldo Jabor e quero compartilhar com vocês... acho que veio em boa hora... espero que gostem!

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra que?
O sujeito quer ficar famoso pra que?
O indivíduo malha, faz exercícios pra que?
A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.
Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você.
Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira...
Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente.
Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo.
Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.
Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.
É você, mulher, quem impulsiona o mundo.
É você quem tem o poder, e não o homem.
É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.
Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida ficou na frente de todos os homens. E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher.
Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua.
Só homens. Já pensou?
Um casamento sem noiva?
Um mundo sem sogras?
Enfim, um mundo sem metas.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.
2 - O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.
3 - A facilidade com a qual cabem em nossos braços.
4 - O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.
5 - Como são encantadoras quando comem.
6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.
7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.
8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.
9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.
10- Como ficam lindas quando discutem.
11- O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.
12- O brilho nos olhos quando sorriem.
13 - Ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo depois de uma briga horrível.
14 - O jeito que tem de dizer 'Não vamos brigar mais, não..'
15 - A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.
16 - O modo de nos beijarem Quando dizemos 'eu te amo'.
17 - Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.
18 - O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.
19 - O jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma bobagem.
20 - O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.
21 - O modo com que pedem perdão quando o tapa dói mesmo (embora jamais admitamos que doeu).
22 - O jeitinho de dizerem 'estou com saudades'...
23 - As saudades que sentimos delas.
24 - A maneira que suas lágrimas têm de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Se eu pudesse escolher...



Estive pensando por estes dias... se eu pudesse escolher outra profissão qual seria? (Esta rima não foi proposital...rs).

Pensei, pensei, pensei e descobri que seria Mochileira, se é que alguém ganha dinheiro com isso além do Zeca Camargo (ai que invejinha dele!!! Rs).

Essa paixão surgiu recentemente, entre 2008 e 2009, quando tive a oportunidade de fazer algumas viagens e assim conhecer lugares mágicos como Arraial D’Ajuda, Ouro Preto, Paraty e Bonito.

Por cada lugar que passei pude conhecer pessoas, histórias, culturas, estilos e paisagens diferentes... totalmente viciante!

Desde então entrei no espírito “Diário de Motocicletas” e estou querendo “Meter um Marlon Brando nas idéias e sair por aí”!!!!

Já logo imaginei alguém me patrocinando só para eu viajar e relatar as experiências das viagens!!! Este seria o emprego mais perfeito do mundo, não??? Pelo menos para mim seria!

Ei... se algum de vocês leitores souberem de alguma oportunidade deste tipo no mercado, por favor me avisem! Acho que tenho o perfil para concorrer a vaga! Rs

Vixi... acho que este meu post de hoje foi uma viagem só!!!! Rs

Beijos e boa viagem... quero dizer... boa noite!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A nossa felicidade é o crediário das Casas Bahia...

As Casas Bahia sempre são citadas como exemplo nas aulas sobre empreendedorismo, principalmente por causa de sua história e fundador, o público-alvo para o qual estão voltados etc, etc, etc...

E eis que esses dias estava voltando do trabalho e dei de cara com um outdoor, que fazia a propaganda da loja e anunciava que, em seu site, estava sendo oferecido um curso de informática totalmente gratuito e, o mais engraçado, on-line. Como assim?!

Há pouquíssimo tempo, quem das classes C, D e E tinha acesso a computador? Raríssimos seres, quiçá comprá-los! Mas foi só as Casas Bahia passar a vendê-los por módicas parcelinhas, para todo cidadão se tornar um filho de Deus e ficar independente da lan house para acessar seu orkut. Um verdadeiro boom de vendas, fazendo com que todos os concorrentes tivessem que correr atrás do prejuízo e começar a guerrilha por preços.

Não satisfeitos e após anos de relutância em disponibilizar a venda de seu portfólio no site, finalmente cederam e partiram para a vertente do comércio eletrônico e, agora, resolveram ensinar as pessoas a usarem seus micros...

Claro! Já que venderam computadores aos montes, precisam encontrar novas formas de utilizá-los a seu favor e alavancar novas vendas.

Não é à toa que se tornaram case de sucesso! Espertinhos...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Poliamorismo

Você acha que uma pessoa é capaz de amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Eu sinceramente acho que sim, somos capazes de amar pai, mãe, irmãos, amigos tudo isso de maneira simultânea. Mas e no caso de relacionamentos? É possível amar e se relacionar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo?

O poliamorismo, essa nova filosofia de amar que diz que somos capazes de nos envolver afetivamente e sexualmente, sem ciúmes e nem cobranças de exclusividades. Isso pode soar estranho para nós monogâmicos que fomos criados para nos relacionar e amar somente com uma pessoa. Tenho um amigo que afirma que amamos apenas uma pessoa nesta vida, e jura que aos 30 anos de idade ainda não conseguiu dizer: “Eu te amo”.

Poliamor (Polyamory) vem da junção de poly (do grego, que significa muitos) e amor (do latim). O poliamorista é bem diferente do poligamista.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará. (I Coríntios 13) ” O amor é um recurso infinito, ninguém duvida que se pode amar mais de um filho, isso também se aplica aos amigos, quando se conhece um novo amigo, não é preciso descartar um anterior. Excluindo o relacionamento afetivo sexual, sou capaz de dizer que somos poliamoristas. O que você acha a respeito? Comente.

domingo, 20 de setembro de 2009

Momento Poético


Hoje estou curtindo um momento poético, por isso dedicarei a todos os nossos leitores do Blog esta linda poesia de Pablo Neruda:

É Proibido

"É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual”.


Beijos e boa noite

sábado, 19 de setembro de 2009

Virada Esportiva

Neste final de semana acontece, em São Paulo, a 3ª edição da Virada Esportiva que consiste em atrair a população para participar de 34 horas repletas de atividades físicas e esportivas, gratuitamente.

Eu aproveitei e fui até a Penha conferir as aulas de dança de salão. Em uma tenda montada na Avenida Governador Carvalho Pinto (mais conhecida como Av. Tiquatira), professores dão aulas de forró, country, samba rock e salsa.

Até me atrevi a dar alguns passos, mas não rolou... Porém valeu pela oportunidade de ver muita gente da 3ª idade participando ativamente e com uma animação contagiante.

O evento está previsto para terminar amanhã, às 20h00, portanto ainda dá tempo de escolher pelo menos 1 das 2000 atividades programadas para ocorrer em 230 locais diferentes e conhecer.

Acesse http://www.viradaesportivasp.com.br/ e monte sua programação para curtir no final de semana!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Destino: Jatiúca

Pesquisa cidade, pesquisa preço, pesquisa agência de viagem, ouve sugestões, pesquisa mais um pouco, escolhe destino, muda destino, escolhe outro, muda o outro também, isso foi um pequeno resumo do que Fê e Eu vivemos nos últimos meses para a escolha do local para nossas férias.

Pra quem não sabe Fê e Eu temos uma amizade que já dura aproximadamente 20 anos, (caramba, o tempo passa, hein Fê!), e dessa vez vamos tirar férias no mesmo período para nos aventurarmos nesse Brasilzão... rs

A escolha desse destino foi bem complicado, pois nossa idéia inicial era fazer uma viagem para fora do país, porém começaram os surtos epidêmicos de gripe suína e decidimos abominar essa idéia. Só que aí a gripe veio parar aqui em São Paulo e quando percebemos que estávamos mais vulneráveis a pegar a gripe aqui do que lá fora, já era tarde demais para conseguirmos visto. Minha outra opção era colocar uma mochila nas costas e sair viajando por aí sem preocupações, mas a Fê achou muito arriscado.

Depois de uma longa e tenebrosa indecisão conseguimos decidir o destino da viagem de férias. Eu e Fê vamos para Jatiúca, localizada na cidade de Maceió - AL. Recebemos ótimas referências do local, do hotel, dos passeios e em breve vamos conferir isso pessoalmente e claro que vocês acompanharão as aventuras de Érika e Fernanda em Maceió! rs

Aguardem...

Só pra vocês ficarem com um pinguinho de inveja, essa é a foto retirada do site do nosso hotel. Deve ser muito ruim tomar café da manhã na beira da praia e com essa paisagem feia


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Filmes Interessantes – Parte 2


Iniciei meu post anterior com o tema filmes interessantes que assisti nas últimas semanas e hoje vou concluí-lo.

O segundo filme que assisti e me impressionou foi o alemão "A Onda (Die Welle)". Este filme conta a saga de um professor de história que tenta explicar aos seus alunos sobre o contexto da Alemanha, em 1930, a ascensão e o genocídio nazista. Os questionamentos dos alunos levam o professor a realizar uma arriscada experiência pedagógica que consiste em reproduzir na sala de aula alguns clichês do nazismo, como usar o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade”. Contudo durante a realização desta experiência alguns comportamentos fogem ao seu controle, e o que era pra ser apenas uma vivência acaba se tornando real e passa a gerar graves conseqüências.

"A Onda" chama atenção, pois nos faz pensar como isso ainda é possível nos dias de hoje. O fascismo não morreu, e se formos analisar ele é praticado em grupos skinheads, torcidas organizadas e muitos outros tipos de grupos totalitaristas.

É interessante pensar o quanto o fato de pertencer a um grupo é importante para nós seres humanos e, geralmente, isso fica ainda mais evidente na adolescência. Acredito que é embasada nessa necessidade que algumas pessoas aceitam anular sua individualidade em troca de fazer parte de algo.

Não escreverei mais, pois acho que cada um deve tirar suas conclusões após assistir ao filme, mas o que posso adiantar é que com certeza ele incitará alguns momentos de reflexão.

Em minha humilde opinião este é um filme NECESSÁRIO!

Beijos e boa noite.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Com que roupa eu vou?

No curso que estou fazendo estão sendo estruturados vários tipos de negócios e, dentre eles, o de personal stylist. O papel deste profissional é de ser um consultor de moda, recomendando o que uma determinada pessoa deve ou não vestir.

E eis que a responsável por este projeto já atua na área e como forma de promover seu trabalho para todas nós, resolveu fazer um sorteio deste serviço para uma das alunas, mediante inscrição prévia. Ao saber da novidade rapidamente enviei um e-mail com meus dados pessoais afinal, pensei, "de graça até injeção na testa".

O sorteio estava programado para ocorrer no sábado passado e, até então, não conhecia esta aluna; porém bastou que ela entrasse na sala para eu começar a torcer para não ser escolhida.
Sua roupa e acessórios eram horrorosos e se este era seu cartão de visita, detestei! Nada a ver com coisa nenhuma....

Sem contar que comecei a me questionar se ela saberia realmente me orientar sobre o que eu deveria vestir. Ela conhece meu estilo? O ambiente que me cerca? Meu histórico de vida? Certamente não....

Ela poderia até me perguntar um monte de coisas e se ainda assim ousasse chegar perto do meu armário e criticar todos os meus modelitos, de nada adiantaria! Simplesmente porque acredito que a escolha de uma roupa faz parte da personalidade e momento de cada um, podendo sofrer breves adaptações para determinadas situações e/ou lugares.

Como já dizia um comercial de TV: a moda é você quem faz! E eu acrescentaria: e seu estilo também!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ROI

Por trabalhar em uma empresa financeira onde a grande maioria das vezes tudo se fala em números, os projetos são aprovados pelos números do ROI. Alguns de vocês já devem ter conhecimento da palavra ROI que quer dizer: Return On Investment em outras palavras: Retorno sobre o Investimento. Retorno positivo ou negativo sobre o capital investido.

O ROI está ligado diretamente a área financeira, para medir este retorno existem algumas metodologias, ferramentas e softwares, mas vamos dizer que mesmo contando com essas formas de avaliação a tarefa é bem árdua.

Estou tendo aulas na pós para entender os conceitos de Contabilidade, Economia e Finanças, focados em ROI. Tudo isso tem sido muito novo para mim, principalmente porque estou acostumada a lidar com as palavras e não com os números, mas sinceramente percebo que eles podem andar juntos.

Mesmo que o ROI esteja ligado diretamente a parte financeira das empresas, em breve isso pode-se ter um novo direcionamento, as organizações também terão o interesse em medir o ROI que terão em Imagem, em outras palavras eles querem saber qual o retorno que isso terá na imagem da empresa, afetando sua reputação. Na minha opinião isso só vem afirmar que a Comunicação, o Marketing e a área de Finanças estão cada vez mais interligadas e atuando em sinergia.

Mas não é só a empresa que pensa no ROI, muitas vezes fazemos isso no nosso cotidiano e nem percebemos, por exemplo: se você faz uma faculdade espera que ela te dê retorno de um bom emprego, se você corta e passa um gelzinho no cabelo espera que as menininhas te olhem te achem atraente, se você faz um bolo espera que as pessoas gostem e achem delicioso. Isso nada mais é do que ROI: Investimento financeiro que você faz (exemplo: faculdade, o corte de cabelo e o bolo) em busca de um retorno (um bom emprego, uma namorada e um paladar saboroso), que pode ser ele positivo ou negativo. A única diferença é que fazemos análise de retorno sobre o investimento de maneira simples e prática sem precisar utilizar as técnicas mirabolantes do mercado.

domingo, 13 de setembro de 2009

Filmes interessantes - parte 1

Gente sou uma apaixonada por cinema e ponto! Portanto vocês ainda verão muitos post’s meus falando sobre filmes, como este de hoje.

Nestas duas últimas semanas assisti a 2 filmes muito legais que gostaria de compartilhar com vocês.

São 2 estilos totalmente diferentes, contudo ambos conseguiram me surpreenderam. Mas como não quero deixar este post muito longo hoje escreverei apenas sobre um, e no próximo contarei sobre o outro filme.

Um deles foi o “Up: Altas Aventuras”, o lançamento da Disney Pixar. Este filme trata de um assunto não muito trabalhado em animações infantis, que é a velhice. Não me lembro de ter visto até hoje um filme da Disney que tivesse como protagonista um idoso. Ao que me recordo, quando era criança, todos os filmes tinha uma princesa como papel mais importante.

Se bem que estou pensando “cá com meus botões”, e percebi que depois que a Disney fechou parceria com a Pixar eles começaram a fugir um pouco deste estereótipo de príncipe e princesa. Acredito que grandes exemplos disso sejam os filmes Monstros S.A e Procurando Nemo que trabalham temas como amizade, diversidades e outras coisas que não o amor romântico.

Mas fato é que UP: Altas Aventuras mostra a construção de uma relação de amizade extremamente bonita entre um idoso e uma criança. Achei o filme lindo e muito interessante para ser visto por nossas crianças que não podem crescer cheias de preconceitos com relação a velhice.

Desde minha época de faculdade gosto muito de trabalhar com este tema e vejo o quanto nós, ocidentais, atribuímos um caráter pejorativo a velhice. Bom, não quero partir pro meu lado esquerdista, mas o fato é que isso acontece por valorizarmos muito o trabalho como forma de dignificar o homem, e por isso o idoso perde seu valor quando deixa de “produzir”, segundo uma visão capitalista da coisa.

E é por tudo isso que fico muito feliz em ver um filme hollywoodiano tratando esta relação da velhice com a infância de uma forma tão delicada e bonita.

Para quem ainda não viu o filme fica a dica! E não se esqueçam de levar as crianças.

Beijos a todos e bom domigo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Gestão do Conhecimento

Acabei de chegar de viagem (graças à minha digníssima profissão) e estou exaurida, portanto serei breve no meu post de hoje.

Nesta semana um amigo enviou o link de um site muito bacana, onde conseguimos acessar, na íntegra, todo o conteúdo da revista Veja, desde sua 1ª edição (11 de setembro de 1968) até a publicação do exemplar desta última semana.

Sei que a revista é amada e odiada por muitos, mas pode ser utilizada como fonte de pesquisa. Também é interessante notar que a ideia faz parte da tendência das grandes empresas que estão aderindo à moda da gestão do conhecimento.

Há anos a estratégia era garantir o segredo de um determinado produto e hoje fica para trás aquele que não divulga seu trabalho aos quatro ventos. É tudo culpa da globalização!

Quer conferir? Acesse:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Invasão de privacidade

A tal globalização veio para ficar, os sistemas de informações estão cada vez mais velozes e com a popularização das redes sociais hoje ficou muito fácil localizar a pessoa através da internet.

O fato é que fui até uma loja para comprar umas roupinhas novas, e logo ao entrar a vendedora já me informou que não aceitavam cartões nem de crédito e nem de débito, somente cheque ou dinheiro. Como estava indo lá por indicação de uma amiga, já tinha conhecimento sobre este detalhe. Selecionei algumas roupas, provei e por fim decidi levar algumas. Enquanto estava no caixa, chorando por um descontinho nas peças, a atendente me pede a folha de cheque para realizar os procedimentos de cadastro.

Enquanto eu insistia em pedir um desconto, a atendente simplesmente vira e fala: “Ah, pare de chorar, trabalhando no Itaú você ainda quer desconto.” Demorei alguns segundos para assimilar o que ela tinha dito. Como assim? Como ela sabia aonde eu trabalhava? Minha folha de cheque é exatamente igual a qualquer outra. Onde ela tinha conseguido os meus dados? O que mais que ela tinha de informações? Pois bem, você acha que ela só sabia aonde eu trabalhava? Engano seu... ela tinha até o endereço da minha casa. Não me recordo de ter feito qualquer tipo de cadastro nesta loja anteriormente e não fique achando que eu estava com algum crachá pendurado ou amostra, porque eu estava bem longe do trabalho e isso aconteceu durante um fim de semana. Fiquei simplesmente perplexa e me senti com a privacidade invadida. Pra ser sincera até pensei em deixar as roupas e não levar mais. Mas, percebi que recentemente estive outro lado da história. Faz alguns dias que voltando do trabalho um cidadão deu uma “encostadinha” no meu carro. Bem, graças a Deus não foi nada demais, apenas uns arranhões na porta. Mas com o nome da pessoa, consegui identificá-lo no Facebook, no Orkut, no Twitter, no Blog, enfim, acabei descobrindo todo o perfil, encontrei afinidades, preferências de estilos e pra ser sincera fiquei encanada por que acho que conheço o moçinho de algum lugar... rs

E depois pensando sobre os dois acontecimentos, eu também não teria invadido a privacidade do rapaz, assim como a atendente invadiu a minha? Seria isso um Big Brother da vida alheia? Agora sinto que a todo o momento estamos sendo filmados, vigiados e monitorados. Outro exemplo disso é a ferramenta disponibilizada pelo Google, chamada Analytics, ela te possibilita saber exatamente o quais foram às páginas acessadas, quanto tempo de permanência na página e até a localidade por cidade de onde surgiram os acessos... Cuidado, cuidado, cuidado... logo logo podemos saber quem é você que está acessando este blog... rs

Desabafos de uma Selecionadora

Como sou uma profissional da área de RH e tenho como uma de minhas atribuições o Recrutamento e Seleção, me senti na obrigação de escrever este post que tem o intuito de ajudar quem está a procura de um novo emprego. Ao longo dos meus 7 anos de atuação na área já vi muitas coisas estranhas, portanto hoje descreverei algumas dicas que considero importantes para quem está no mercado de trabalho.

1ª dica: Se alguma consultoria te ligar dizendo que está com seu currículo em mãos e existe uma vaga exatamente no seu perfil, mas que para ela ser sua você precisará realizar uns testes psicológicos que custarão R$ XXXXX,XX, DESCONFIE!!!! Há 99% de chance desta consultoria ser picareta e tentará te vender uma vaga que sequer existe! Geralmente as empresas sérias contratam e pagam as consultorias de RH para realizar os testes nos candidatos ou, em alguns casos, o próprio RH da referida empresa aplica estes testes. Sinceramente não conheço nenhum caso de empresa honesta que peça para o candidato pagar a realização dos testes psicológicos antes ;

2ª dica: Existem alguns sites de empregos que são pagos pelo candidato como CATHO e MANAGER. Estes sim valem a pena ser assinados, pois são sérios e funcionam apenas como banco de currículos e vagas.

3ª dica: Também existem muitos sites gratuitos e que tem bons retornos ao candidato como o VAGAS.COM, E-LANCERS, CURRICULUM, entre tantos outros.

4ª dica: Na elaboração de seu currículo só coloque foto se for encaminhar para uma vaga que assim solicitar. Fora isso não mande foto, pois em alguns casos pode mais atrapalhá-lo no processo seletivo do que beneficiá-lo.

5ª dica: Caso surja uma oportunidade que solicite foto no currículo, coloque uma só de rosto e muito discreta. Nada de colocar foto de balada com os amigos, foto com decote ou foto de corpo inteiro em poses sensuais (parece óbvio, mas recebo muitos currículos assim). Tenha bom senso!

6ª dica: Seja breve e conciso em seu currículo, pois ninguém tem disponibilidade de tempo para ler currículos que possuem 4 páginas. O ideal é no máximo 2 páginas e nada de ficar “enchendo lingüiça”.

7ª dica: Coloque todas as informações essenciais em seu CV como: Seus dados (nome, endereço, idade, estado civil e telefones), Objetivo (descreva as áreas que está procurando uma oportunidade), Escolaridade, Experiências (com o nome da empresa que trabalhou, período, cargo(s) e uma breve descrição de suas atividades), Idiomas e Cursos (aqueles que achar relevantes);

8ª dica: Se você já passou por um intercâmbio ESCREVA isso no seu currículo, essa é uma experiência muito relevante nos processos seletivos;

9ª dica: NUNCA mande mais do que 1 currículo para a mesma vaga! Acredite, se o seu currículo estiver dentro do perfil apenas 1 será o suficiente. Quando você manda mais de 5 vezes o seu currículo para a mesma vaga, pode ter certeza que não será visto como persistente, mas sim como o chato que fica lotando sua caixa de e-mail’s impedindo que outras coisas sejam feitas;

10ª dica: Caso você seja chamado para uma entrevista, seja na consultoria ou na empresa, evite falar mal das organizações que atuou anteriormente e também ficar contando coisas que eram confidenciais. Isto demonstra falta de ética e geralmente deixa a impressão que você fará o mesmo com a empresa que pretende contratá-lo.

No mais é ser sincero e confiante!

Outro dia postarei mais dicas, mas por enquanto espero que estas sejam úteis para alguém! E se você está no mercado de trabalho atualmente e leu estas dicas, te desejo BOA SORTE!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A brincadeira imita a vida

Há algumas semanas peguei um ônibus que era dirigido por uma mulher. Achei a cena um tanto curiosa, visto que os homens predominam nesta profissão e sentei nos primeiros bancos para observar melhor o episódio.

Me chamou a atenção sua vaidade (cabelo e maquiagem impecável), sorriso no rosto e simpatia, ou seja, tudo para dar um toque feminino ao trabalho. Este exemplo retrata o quanto o perfil da mulher mudou nos últimos anos, principalmente no mercado de trabalho. Antes era de bom tom que seu estilo fosse bastante masculinizado, tanto no jeito de se vestir, como no de se comportar, até para ser mais bem aceita e respeitada entre os homens. Como se não bastasse, muitas profissões eram rotuladas e diferenciadas por sexo. Já hoje... como mudou!

O mais engraçado é que no feriado tive que ir até o Shopping de Guarulhos e, passando por um dos corredores, avistei um stand. Tratava-se de uma exposição em homenagem aos 50 anos da Barbie, apresentando alguns exemplares da boneca e que demonstravam suas transformações, ao longo do tempo.

Não sou fã de bonecas, mas resolvi espiar e foi engraçado perceber que os primeiros modelos, da década de 60, retratavam o lar da dona de casa, dedicada ao marido e aos filhos e hoje personalizam a mulher desencanada, prática e multifuncional. Além disso, a coleção é composta por bonecas que homenageiam celebridades e ícones de cada década, o que com certeza representa as tendências da moda, padrões de beleza e de comportamento valorizados por nossa sociedade, em cada um destes períodos.

Um verdadeiro e divertido túnel do tempo, que só fortalece a imagem de que as mulheres vivem se adaptando. Esta é a nossa marca!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Que tempo bom...

No último fim de semana aconteceu em Guarulhos o Fest Jovem, uma competição saudável com músicas e apresentações de danças feitas por jovens que fazem parte da Pastoral da Juventude. Muita animação, barulho, equipes organizadas com bandeiras e cores para diferenciação das igrejas, munidas com qualquer instrumento para fazer barulho desde um apito, panela, tambor, lata de tinta, reco-reco, triângulo, chocalho e outros mais. Não participei do evento por completo, mas no período da tarde estive presente, pois minha mãe era uma das juradas do campeonato e observando tudo o que acontecia me vi em muitos daqueles jovens que estavam ali, cantando, dançando, gritando, chorando e acima de tudo louvando a Deus. Aquela cena me fez voltar a alguns anos, na minha época de PJ, na minha época de “A Renca”.

Nosso grupo de jovens tinha como lema: Amizade, Responsabilidade, Educação, Novidade, Consciência e Amor a Deus. Nos encontrávamos semanalmente em reuniões que eram muito mais que simples encontros de jovens da igreja, eram encontros cheios de dinâmicas, teatros, lições e mensagens de Deus. Pra mim, essa época foi uma preparação para a vida, foi lá que conquistei amigos maravilhosos, aprendi a valorizar as pessoas, a conviver com as diferenças, a respeitar opiniões divergentes da minha, aprendi a compartilhar, aprendi que o pouco se faz muito quando não se tem nada, aprendi a não ser individualista, a olhar para o meu próximo e enxergar a pessoa de Cristo sem fazer acepção de pessoas. Eram os encontros me davam força para sair de lá e lutar pelos meus sonhos...

Uma vez por ano, acontecia a grande gincana, éramos divididos em equipes, fazíamos arrecadações de alimentos, tínhamos os bailes para arrecadar leites, pegávamos latinha na rua que contava muitos pontos, participávamos de provas de resistência, provas de missões humanamente difíceis, como por exemplo, levar uma pessoa que participou da 2ª Guerra Mundial. Sem falar nos gritos de guerra, nas músicas coreografadas e nos ensaios para a prova das danças. Apuração do resultado era a parte mais tensa do evento, depois daquele momento com certeza viriam lágrimas, algumas vezes de alegria pela tão lutada vitória e outras de tristeza por termos perdido por pontos tão pequenos, mesmo com tudo isso, só tenho uma coisa a dizer, que época gostosa e que sinto muita falta.

Não posso deixar de agradecer a Deus por algumas pessoas que estiveram comigo nesta época tão especial: Paulão (hoje Padre Paulo), Thaís, Elaine (Gorda), Daiane, Patrícia, Wagner, Marcela, Gelson e Pastel e tantos outros jovens que passaram por lá...

domingo, 6 de setembro de 2009

Dica de Passeio Bacana!


Esta dica hoje é bem fresquinha, pois acabei de chegar de lá.

Neste domingo, pré-feriado, resolvi encarar fazer um passeio diferente. Geralmente não sou muito criativa e acabo passando o final de semana em casa, ou vou ao cinema ou "rola" boteco aqui perto de casa com os amigos.

Hoje eu, meu namorado e mais dois amigos resolvemos encarar, mesmo com chuva, ir para São Roque. A idéia era conhecer a cidade, a rota dos vinhos e o Ski Mountain Park.

No final das contas passamos um dia divertidíssimo no Ski Mountain Park e ficamos tão cansados que só visitamos a cidade atrás de uma adega para comprar um vinho da região e ir embora.

Mas fica a dica para quem tiver um tempinho livre e alguma curiosidade em conhecer São Roque, dê uma passadinha no Ski parque. Lá tem atrações muito legais como Paintball (que eu não fui, pois tenho medo de levar um tiro e doer, mas os meninos adoraram), Arco e Flecha, Escalada, Tirolesa, Teleférico, Arvorismo e claro uma pista de ski artificial.

Abaixo vou deixar o endereço do site do parque, mas já adianto que não é muito caro e fica bastante fácil de acessar pela Rod. Castelo Branco.

http://www.skipark.com.br/

Só para finalizar este post, não poderia deixar de parabenizar o Henrique (meu namorado) pela superação de seu medo de altura. Fez um bonito papel na escalada, arvorismo (semi né?) e tiroleza! Fiquei orgulhosa, além de que foi engraçadíssimo ver suas caras e bocas de medo... mas ainda assim lindo demais.

Beijos a todos e boa noite.

sábado, 5 de setembro de 2009

Pego, mas não me apego!

Com certeza todos tem uma mania... A minha, confesso, é de guardar tudo.

Guardo coisas que não me servem para nada: qualquer tipo de anotação, revistas antigas, convites e lembrancinhas de casamento, bilhetes de entrada no cinema, canetas que não funcionam mais, cadernos e apostilas da época do Ensino Médio, agendas com mais de 12 anos. Como se não bastasse e mesmo sendo alérgica, guardo também uma quantidade enorme de bichos de pelúcia, incluindo a coleção inteira da Parmalat (lembra do “tomô”?).

Há alguns meses, conversando com uma amiga gestante, ela comentou que seu sonho era decorar o quarto do bebê no estilo zoológico e com vários bichos de pelúcia. Fiquei empolgada com a idéia e no furor das emoções acabei oferecendo toda a minha coleção da Parmalat, porém depois... Me bateu um remorso, uma vontade de voltar atrás e cancelar a oferta... O pensamento era de que como eu daria aqueles bichinhos que demorei tanto tempo para conseguir.

Passei vários dias com isso na cabeça e depois de muito, analisei a situação por outro ângulo. Quantas pessoas vêem suas casas indo embora, em fração de segundos, como ocorreu em Blumenau? Quantos vivem dignamente, mesmo sem suas pernas ou seus braços? E quanta gente querida se foi da minha vida?

Se diante de todas essas situações nós sobrevivemos, por que seria diferente sem estes bichos de pelúcia? Chego à famosa conclusão de que bens materiais não fazem diferença e que quando ficamos sem algo ou alguém, ganhamos "o novo". Pode ser um aprendizado para lidar com as mudanças ou com o fato de sentir saudades para sempre...

No caso do meu fatídico drama mexicano, me livrei do dilema e ganhei de presente a gratidão da futura mamãe (e da minha alergia também), além do espaço novo no armário.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pensando bem (versão feminina)

Alguns anos atrás por intermédio de uma amiga conheci uma pessoa fantástica, estou falando do Sall. Na minha opinião ele tem o dom de traduzir os sentimentos em palavras. Sall é jornalista, tem um programa de TV chamado Musicorama (Canal 18 da TVA), é cantor e mantém um blog (http://blogdosall.wordpress.com/) e eu simplesmente adorei um dos seus últimos textos. Não sou de fazer isso, afinal gosto de colocar aqui os meus textos e o meu ponto de vista, mas simplesmente me senti a verdadeira protagonista da história, apenas com uma ressalva... ela ainda pensa em fazer pós graduação, eu já estou quase terminando a minha. Foi então que eu pedi autorização dele para compartilhar com vocês... e aí está... espero que gostem!
Não é possível que eu não tenha prestado atenção nesses detalhes esse tempo todo, sim, é verdadade, porque olha só, eu penso em você em cada coisa que vou fazer no meu dia, eu me dedico, sou sempre eu que ligo, que mando e-mail e torpedo, eu me entrego e vivo deixando bem claro que pra mim você é o cara, mas a verdade é que você nem dá bola. Eu sou o que chamam de uma moça de família, educada, preocupada com os princípios éticos da vida, frequento a igreja sempre que possível, admiro o casamento dos meus pais e quero um igual pra mim, penso em filhos, não sou do tipo piriguete, mas também não quero ser santa, eu me solto com você, você sabe disso, não fumo nunca e bebo raramente, mas você acha que eu sou é fresquinha e metida. Eu faço academia, procuro estar bonita todos os dias, cuido das unhas, da pele, do cabelo, e tudo isso dá um trabalhão, é claro que eu faço pra me sentir bem, mas no fundo eu quero é ficar bonita pra você, e no final das contas você nem elogia, nem nota, nem faz um comentário elegante e carinhoso.

Eu estudo todos os dias, estou pensando em uma pós-graduação, tenho um bom emprego e penso em ter um negócio próprio, imagino você como meu sócio, quero morar num belo apartamento, faço planos para o futuro toda vez que estamos juntos e você logo muda de assunto olhando no relógio e alegando que precisa ir, está atrasado. Eu sempre dou prioridade a você em tudo que vou fazer, seja um passeio no shopping ou uma viagem pra Europa, é sempre com você que eu quero ir, é sempre sua companhia que eu imagino ao meu lado, e você na verdade não me trata como prioridade, sou sempre uma das opções, às vezes a última delas. Enfim, eu sou educada, cheirosa, bonita, inteligente, boa de conversa, boa de cama, tenho boa formação escolar, bom hálito, carro próprio (que eu ainda estou pagando, mas é meu), tenho ótimas referências e planos para um futuro bom, eu sou realmente uma mulher de valor, e tem um monte de caras que dariam tudo pra ficar comigo, mas eu sempre insisto no cara errado. Hoje eu decidi me colocar no seu lugar para tentar entender suas atitudes e cheguei a conclusão de que você tem razão em agir assim, inconscientemente você sabe que não vai dar conta. Pensando bem, eu sou demais pra você.

Na foto: a atriz Mariana Melgaço

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Protesto!

Há alguns dias venho pensando em como este “mundo” é injusto com as mulheres!

Pense comigo, se você for homem e precisar sair para um passeio ou mesmo para trabalhar qual será sua rotina?

Se eu não estiver enganada a maioria dos homens tomará banho (e geralmente o cara ainda lava o cabelo com o mesmo sabonete que usou para o banho), fará a barba e colocará a primeira roupa que encontrar pela frente passada! Talvez você até se preocupe se a roupa está combinando, mas uma vez colocada não vai tirará mais! Certo?

A não ser que você seja um metrossexual basicamente esta será sua rotina e isso tudo levará uns 30 minutos.

Agora veja a rotina de nós mulheres quando temos de sair para passear ou ir trabalhar, principalmente se for uma ocasião especial: nós vamos fazer as unhas (mãos e pés), tomar banho (e utilizar uma bateria de cremes de tratamento para o cabelo), depilar, passar hidratante no corpo, alisar o cabelo, trocar umas 3 vezes de roupa até achar uma que combine com o seu humor naquele dia, escolher os acessórios que ornem com a roupa (sapato, bolsa, brincos e etc), passar a maquiagem e o perfume e só então sair para a tal ocasião!

Essa rotina demora em média 1 hora e 30 minutos! Vejam que discrepância!

O pior de tudo é saber que geralmente fazemos tudo isso para agradar aquele ser homem que fica lindo em 30 minutos lavando o cabelo com sabonete.

Mas fica ainda mais estranho quando paramos pra pensar que para o homem ficar um pouquinho mais interessante, é só cortar uma etapa de sua rotina de beleza e deixar a barba por fazer!

Pronto! Agora 15 minutos são suficientes para eles estarem extremamente atraentes.

Não é uma loucura isso? Que mundo injusto! Rs

Beijos e boa noite

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dica de Cinema

Para quem gosta de filmes, assim como eu, aí vai uma dica bem bacana: a rede de cinemas PlayArte começou hoje a 4ª edição do Dia do Cinema Nacional.

Todas as terças-feiras, até o final do mês de setembro, vários filmes nacionais poderão ser assistidos por módicos R$5,00 e o melhor, com a carteirinha do estudante paga-se meia.

Hoje aproveitei que estou ao lado do PlayArte Bristol e claro, fui conferir "Os Normais 2". O filme é repleto de besteiras, porém a diversão é garantida!

Para maiores informações sobre a campanha, acessem: http://www.playarte.com.br/News/Default.asp?id=221

Vale à pena!