terça-feira, 8 de setembro de 2009

A brincadeira imita a vida

Há algumas semanas peguei um ônibus que era dirigido por uma mulher. Achei a cena um tanto curiosa, visto que os homens predominam nesta profissão e sentei nos primeiros bancos para observar melhor o episódio.

Me chamou a atenção sua vaidade (cabelo e maquiagem impecável), sorriso no rosto e simpatia, ou seja, tudo para dar um toque feminino ao trabalho. Este exemplo retrata o quanto o perfil da mulher mudou nos últimos anos, principalmente no mercado de trabalho. Antes era de bom tom que seu estilo fosse bastante masculinizado, tanto no jeito de se vestir, como no de se comportar, até para ser mais bem aceita e respeitada entre os homens. Como se não bastasse, muitas profissões eram rotuladas e diferenciadas por sexo. Já hoje... como mudou!

O mais engraçado é que no feriado tive que ir até o Shopping de Guarulhos e, passando por um dos corredores, avistei um stand. Tratava-se de uma exposição em homenagem aos 50 anos da Barbie, apresentando alguns exemplares da boneca e que demonstravam suas transformações, ao longo do tempo.

Não sou fã de bonecas, mas resolvi espiar e foi engraçado perceber que os primeiros modelos, da década de 60, retratavam o lar da dona de casa, dedicada ao marido e aos filhos e hoje personalizam a mulher desencanada, prática e multifuncional. Além disso, a coleção é composta por bonecas que homenageiam celebridades e ícones de cada década, o que com certeza representa as tendências da moda, padrões de beleza e de comportamento valorizados por nossa sociedade, em cada um destes períodos.

Um verdadeiro e divertido túnel do tempo, que só fortalece a imagem de que as mulheres vivem se adaptando. Esta é a nossa marca!

Nenhum comentário: