quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desabafos de uma Selecionadora

Como sou uma profissional da área de RH e tenho como uma de minhas atribuições o Recrutamento e Seleção, me senti na obrigação de escrever este post que tem o intuito de ajudar quem está a procura de um novo emprego. Ao longo dos meus 7 anos de atuação na área já vi muitas coisas estranhas, portanto hoje descreverei algumas dicas que considero importantes para quem está no mercado de trabalho.

1ª dica: Se alguma consultoria te ligar dizendo que está com seu currículo em mãos e existe uma vaga exatamente no seu perfil, mas que para ela ser sua você precisará realizar uns testes psicológicos que custarão R$ XXXXX,XX, DESCONFIE!!!! Há 99% de chance desta consultoria ser picareta e tentará te vender uma vaga que sequer existe! Geralmente as empresas sérias contratam e pagam as consultorias de RH para realizar os testes nos candidatos ou, em alguns casos, o próprio RH da referida empresa aplica estes testes. Sinceramente não conheço nenhum caso de empresa honesta que peça para o candidato pagar a realização dos testes psicológicos antes ;

2ª dica: Existem alguns sites de empregos que são pagos pelo candidato como CATHO e MANAGER. Estes sim valem a pena ser assinados, pois são sérios e funcionam apenas como banco de currículos e vagas.

3ª dica: Também existem muitos sites gratuitos e que tem bons retornos ao candidato como o VAGAS.COM, E-LANCERS, CURRICULUM, entre tantos outros.

4ª dica: Na elaboração de seu currículo só coloque foto se for encaminhar para uma vaga que assim solicitar. Fora isso não mande foto, pois em alguns casos pode mais atrapalhá-lo no processo seletivo do que beneficiá-lo.

5ª dica: Caso surja uma oportunidade que solicite foto no currículo, coloque uma só de rosto e muito discreta. Nada de colocar foto de balada com os amigos, foto com decote ou foto de corpo inteiro em poses sensuais (parece óbvio, mas recebo muitos currículos assim). Tenha bom senso!

6ª dica: Seja breve e conciso em seu currículo, pois ninguém tem disponibilidade de tempo para ler currículos que possuem 4 páginas. O ideal é no máximo 2 páginas e nada de ficar “enchendo lingüiça”.

7ª dica: Coloque todas as informações essenciais em seu CV como: Seus dados (nome, endereço, idade, estado civil e telefones), Objetivo (descreva as áreas que está procurando uma oportunidade), Escolaridade, Experiências (com o nome da empresa que trabalhou, período, cargo(s) e uma breve descrição de suas atividades), Idiomas e Cursos (aqueles que achar relevantes);

8ª dica: Se você já passou por um intercâmbio ESCREVA isso no seu currículo, essa é uma experiência muito relevante nos processos seletivos;

9ª dica: NUNCA mande mais do que 1 currículo para a mesma vaga! Acredite, se o seu currículo estiver dentro do perfil apenas 1 será o suficiente. Quando você manda mais de 5 vezes o seu currículo para a mesma vaga, pode ter certeza que não será visto como persistente, mas sim como o chato que fica lotando sua caixa de e-mail’s impedindo que outras coisas sejam feitas;

10ª dica: Caso você seja chamado para uma entrevista, seja na consultoria ou na empresa, evite falar mal das organizações que atuou anteriormente e também ficar contando coisas que eram confidenciais. Isto demonstra falta de ética e geralmente deixa a impressão que você fará o mesmo com a empresa que pretende contratá-lo.

No mais é ser sincero e confiante!

Outro dia postarei mais dicas, mas por enquanto espero que estas sejam úteis para alguém! E se você está no mercado de trabalho atualmente e leu estas dicas, te desejo BOA SORTE!

Um comentário:

Rosi disse...

Ah, Helo
Esse post foi um balde de água fria.
Havia comentado com a Fê que iria convidá-la para uma entrevista lá no blog para falarmos desse assunto. Não sei se vc já viu, mas semanalmente convido uma amiga blogueira para entrevistar, e tinha reservado tal tema para vc, snif, snif.
Bem, talvez eu tenha que mudar, talvez não, haja vista que o foco seria os processos seletivos pela visão de uma selecionadora, ai que chato!!!!!!!!