domingo, 13 de setembro de 2009

Filmes interessantes - parte 1

Gente sou uma apaixonada por cinema e ponto! Portanto vocês ainda verão muitos post’s meus falando sobre filmes, como este de hoje.

Nestas duas últimas semanas assisti a 2 filmes muito legais que gostaria de compartilhar com vocês.

São 2 estilos totalmente diferentes, contudo ambos conseguiram me surpreenderam. Mas como não quero deixar este post muito longo hoje escreverei apenas sobre um, e no próximo contarei sobre o outro filme.

Um deles foi o “Up: Altas Aventuras”, o lançamento da Disney Pixar. Este filme trata de um assunto não muito trabalhado em animações infantis, que é a velhice. Não me lembro de ter visto até hoje um filme da Disney que tivesse como protagonista um idoso. Ao que me recordo, quando era criança, todos os filmes tinha uma princesa como papel mais importante.

Se bem que estou pensando “cá com meus botões”, e percebi que depois que a Disney fechou parceria com a Pixar eles começaram a fugir um pouco deste estereótipo de príncipe e princesa. Acredito que grandes exemplos disso sejam os filmes Monstros S.A e Procurando Nemo que trabalham temas como amizade, diversidades e outras coisas que não o amor romântico.

Mas fato é que UP: Altas Aventuras mostra a construção de uma relação de amizade extremamente bonita entre um idoso e uma criança. Achei o filme lindo e muito interessante para ser visto por nossas crianças que não podem crescer cheias de preconceitos com relação a velhice.

Desde minha época de faculdade gosto muito de trabalhar com este tema e vejo o quanto nós, ocidentais, atribuímos um caráter pejorativo a velhice. Bom, não quero partir pro meu lado esquerdista, mas o fato é que isso acontece por valorizarmos muito o trabalho como forma de dignificar o homem, e por isso o idoso perde seu valor quando deixa de “produzir”, segundo uma visão capitalista da coisa.

E é por tudo isso que fico muito feliz em ver um filme hollywoodiano tratando esta relação da velhice com a infância de uma forma tão delicada e bonita.

Para quem ainda não viu o filme fica a dica! E não se esqueçam de levar as crianças.

Beijos a todos e bom domigo.

Nenhum comentário: