quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aprendendo...

Atualmente tenho como uma de minhas responsabilidades desenvolver e capacitar as pessoas com deficiência, na empresa onde trabalho. Confesso que no início foi muito difícil para mim assumir este desafio, pois sempre achei o tema bastante complicado, até mesmo para propor dinâmicas e outras atividades que conseguissem incluir a todos.

Mas o que começou desacreditado, tomou corpo e aliás, um corpão! Hoje o programa é reconhecido tanto interna, quanto externamente com várias reportagens publicadas e apresentações em congressos relacionados. Realmente um orgulho para todos nós!

E hoje quero aproveitar para falar sobre uma pessoa em específico, que participa deste trabalho. Ela é uma pessoa com perda total da audição e, por conta de sua deficiência, em todas as turmas realizadas assumi a função de ser sua intérprete, ou seja, repassar todas as informações a ela para que consiga fazer a leitura labial. Gente... Nunca imaginei que isso fosse tão difícil, ainda mais para mim que sempre falei super rápido.

Porém a considero um grande exemplo de vida: conseguiu se formar, cursou pós-graduação e hoje faz aulas particulares de inglês, super independente! Ela é carioca e mudou-se para São Paulo para morar com seu marido (também deficiente auditivo) e sua maior dificuldade é conseguir acordar cedo, visto que ambos não ouvem o barulho do despertador.

Estar ao lado dela e ver todo seu sucesso, me faz acreditar que nada é impeditivo para nós, basta se esforçar. É o que ela faz em todos os dias de sua vida e o que tento fazer para dar continuidade a este programa tão enriquecedor.

Nenhum comentário: