quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jeito de Ser Liderado

Que o mundo corporativo é extremamente complicado todo mundo sabe, agora as causas de tantos problemas podem ser diversas!

Isso porque as empresas estão repletas de vaidades, fofocas, intrigas, problemas adminitrativos e/ou líderes mal preparados. Este último aliás, é um fator que pode resultar em baixo desempenho dos funcionários e da equipe como um todo, pedidos de desligamento, além dos inúmeros processos por assédio moral.

Não é à toa que a maioria das organizações vem, há muito tempo, se preocupando em formatar programas para capacitar e desenvolver sua liderança. O foco para este assunto já foi e é tão intenso, que as luzes estão se voltando agora para outra discussão bastante relevante.

Enquanto tenta-se "ensinar" os gestores a como liderar, quem e de que forma deve treinar o restante do quadro de funcionários para saberem como ser liderados? Sim, pois será que para isso existe certo e errado? E digo mais: se os pais e as escola não consegue "liderar" as pessoas, qual o papel e responsabilidade que as empresas tem sobre tal? E como será no futuro, com a geração "insubordinada" quem vem por aí?

A única coisa que sei é que um relacionamento profissional (assim como qualquer outro) resulta de uma via de mão dupla, o qual envolve inúmeros aspectos comportamentais e diferentes tipos de personalidades, que acabam sendo forçados a convergir para um único objetivo e cuja falta de sintonia pode resultar em fracasso.

Será que algumas situações que vemos no mundo corporativo poderiam ser evitadas se existisse algum programa com esse escopo?

Nenhum comentário: