segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Twitter ?!

Em algum post do passado escrevi que faço parte do grupo dos que acreditam ser preciso conhecer sobre o que falamos, antes de sair por aí dando pitaco. E eis que um dos assuntos que vinha me atormentando ultimamente, era o tal do Twitter.

A ferramenta já existe há aproximadamente 03 anos, porém virou febre somente de 01 ano para cá, em todo o mundo. Cheguei a acessá-la algumas vezes e vi gente escrevendo sobre coisas tão banais, que me deu até raiva! Aliás, talvez seja por isso que 40% do total de pessoas que a visitam pela primeira vez, nunca mais retornem.

Porém resolvi ir adiante com a pesquisa, afinal se somente eu não vejo vantagem nele, dentre milhões de pessoas no mundo (e se até Google e Facebook estão preocupados), significa que deve ter alguma coisa de errado é comigo, não é? Pois bem, continuei meu estudo e fiquei 02 horas na Saraiva Mega Store lendo sobre o assunto em revistas e livros especializados. As conclusões mais significativas que cheguei foram:

- O fato do Twitter conseguir unir vários tipos de mídia, já indica o tamanho do seu poder;
- Ele pode ser usado como excelente instrumento de busca, sendo até mais eficiente do que o Google, em virtude do seu processo de indexação instantânea;
- É notória sua utilidade em garantir que o usuário consiga fazer perguntas e receber respostas em tempo real. Por exemplo: informações sobre uma estrada, benchmarking, recomendações sobre produtos, dentre outros;
- As empresas ganharam facilidades para estreitar seu relacionamento com os clientes e monitorar sua reputação no mercado.

Por fim, passei a acreditar que o problema não está no Twitter e sim em quem ou o que escolhemos para seguir. Fiquemos com aqueles que publicam conteúdos interessantes e não como muitos tem feito, de simplesmente responder à famosa pergunta “O que você está fazendo?”, indicando tamanha necessidade de exibicionismo.

Saber sobre nossa vida particular deveria ser direito adquirido e por poucos; se é para utilizarmos nosso precioso tempo no Twitter, que seja com assuntos relevantes e que venham, realmente, nos agregar algo!

2 comentários:

Creuza Moura disse...

Oi Fê!

Faço coro com você, não vejo grandes utilidades para Twiter. ate tenho uma conta pra poder saber o que rola mas não emplacou no meu interesse não , quem sabe quando eu evoluir um pouco?

um abraço.

Fabiana disse...

Olá Fê, ainda não criei coragem para abrir uma conta no twitter, não sei o que é ainda, mas vc me deu uma nova visão do que estão falando por ai.
--
Ah, vim aqui também agradecer ao comentário lá no blog da Rosi, na entrevista de sexta. Seja bem-vinda a Maceió.
Bj