quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Meu Brasil brasileiro...

Nesta semana participei de um treinamento que reuniu gente de todo o país e pelo assunto ser bastante complexo, exigia muito trabalho prático e em grupo.

Minha equipe era composta por representantes do Rio, Bahia, Minas, Brasília e São Paulo. Como uma boa observadora, aproveitei para reparar nos diferentes estilos das pessoas e apesar de não gostar daquelas generalizações feitas com o povo de cada estado, sou obrigada a admitir que é a mais pura verdade:

- A carioca era gente boa - descontraída, descolada e prática, mas marrenta que só!
- O baiano... Ah! Um senhorzinho de doçura sem igual - paciência e serenidade. Só poderia ter sobrado para ele, o papel de mediador do grupo.
- O minerim, como sempre, do tipo come quieto e que só abre a boca quando tem certeza.
- A paulista super acelerada, objetiva e mão na massa para acabar logo com a atividade.
- A brasiliense... Para mim, até agora uma incógnita! A impressão que me deu é que mistura um pouquinho do estilo de cada canto do país.

Só que aí pintou a dúvida: se todo mundo sabe que São Paulo é o lugar que concentra o maior número de pessoas de diferentes lugares do Brasil, não deveria ser aqui o estado onde a mistura, de tudo um pouco, acontece?

"Criei o achismo" de que não! Na minha opinião, quem vem para cá acaba se adaptando à nossa vida maluca e corrida, de um jeito ou de outro.... Já Brasília é um lugar novo e que sua história e cultura, vem sendo construída por um monte de gente que foi "transferida para lá" desde seu início. Tanto que até o sotaque deles tem um pouco de cada região.

É minha gente.. Este é o nosso país de proporções continentais, culturas diversificadas e que tem o passaporte mais cobiçado do mundo!

2 comentários:

André Andrade Silva disse...

Fê, vivi muito isso quando trabalhava na Itapemirim. Recebia pessoas de todos os estados do Brasil e alguns nunca cosegui distinguir uma característica básica do Estado.
Acho que é isso que o Brasil é lindo, temos diversas culturas e povos em 27 estados.
O povo mais sensacional de todos é o catarinense e o paranaense, não tem igual.

Beijos

Rosi disse...

É verdade, o Brasil é mistura boa de gente e sotaques não é mesmo?!
Ah, como de costume hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.