terça-feira, 20 de outubro de 2009

E o Brasil agora está na moda!

Gente boa noite!

E agora o mundo resolveu olhar para o Brasil! Estamos na moda!!!

O que vocês pensam disso? Bom ou ruim para nós?

Eu acho que essa visibilidade é boa em partes, pois agora somos vistos lá fora como uma potência econômica e como um país em crescente desenvolvimento. Até que enfim deixamos de ser apenas o país do futebol e do carnaval. Porém, de outro lado, estamos com todas as nossas fragilidades expostas.

Vejam este último episódio no qual traficantes derrubaram um helicóptero da polícia num confronto no Morro do Macaco no RJ, virou notícia no mundo inteiro. Esse é o "ônus" de estarmos visíveis. Agora o mundo poderá olhar para nós também como um lugar de muita violência, pouco ou nada de investimento em saúde e educação, e com uma distribuição de riquezas muito desigual.

Pior ainda... saberão que o Brasil só é o país do futebol porque este é o esporte mais democrático que existe. Qualquer pessoa, de qualquer classe social, pode pegar uma latinha amassada, um par de meias enroladas ou qualquer outra coisa que se possa fazer de bola e sair jogando.

Essa é a simples e mais pura realidade em que vivemos. E eu sinceramente espero que agora com essa visibilidade e cobrança externa, o Brasil possa finalmente investir em políticas públicas efetivas e menos assistencialistas.

Nada de fazer altíssimos investimento em Panamericanos, Copas e Olimpíadas só pra inglês ver.

Nós brasileiros também queremos ver, não só estes eventos esportivos de perto, mas também hospitais decentes, vagas em escolas para todos, meios de transportes mais eficazes... etc e tal!

É isso recado dado! Beijos a todos e boa noite.

Um comentário:

Rosi disse...

Querida
Oiê, sei que estou em divida contigo, devendo na verdade uma visita no seu blog, mas estou numa correria só no serviço, além dos preparativos do meu casório.
Prometo voltar