domingo, 26 de julho de 2009

Quando a idade chega...

O que mais escuto falar em minhas aulas sobre administração, é que precisamos diversificar os negócios para atender diferentes públicos. E o exemplo mais claro que tenho visto nos últimos tempos é o da revista Turma da Mônica Jovem. Passei a infância lendo gibis e acredito que boa parte da minha geração também, mas fiquei pensando se a sacada audaciosa foi boa ou não.

Na verdade o que me intriga é imaginar a estratégia deste produto: focar nos adolescentes, nos nostálgicos da década de 80 ou nos dois públicos?

Bom... Sou da opinião de que devemos conhecer sobre que falamos, antes de sair dando pitaco, portanto resolvi comprar um gibi.

Fui até a banca de jornal e confesso que me senti constrangida. A moça pegou a revista para colocar na sacola e percebi uma risadinha de canto de boca como quem diz: “você vai mesmo ler isso?”. Acho que sua vontade era me perguntar se não preferia Nova ou, pelo menos, Capricho... Mas desencanei e comecei a ler.

Achei bacana o fato de terem preservado as características básicas dos personagens, mas algumas coisas também soaram um tanto quanto contraditórias para o mundo de vaidades em que vivemos hoje. Por que o Cebolinha não teria sido levado até uma fonoaudióloga para aprender a não trocar o L pelo R? E a Mônica nunca procurou um dentista? E como pode o Cascão continuar sem banho? E a Magali que come tanto e consegue manter aquele corpitcho?


Outras características marcantes do gibi é que ele foi construído no estilo mangá, tem gírias e apelidos em excesso, os personagens são rodeados por tecnologias, todos anseiam por fama e os amores platônicos são constantes. Portanto ele está totalmente direcionado para adolescentes.

Porém tenho dúvidas se eles lêem gibi e, para ser sincera, desacredito até das crianças lerem... Segundo a última publicação do Dossiê Universo Jovem, realizado anualmente pela MTV (
http://www.aartedamarca.com.br/Dossie4_Mtv.pdf), revistas são vistas por este público como um dos meios de comunicação menos utilizados e atrativos.

Será que este produto será um tiro no pé? Saberemos apenas com o tempo, mas é interessante notar que já existem lançamentos de outras revistas com o mesmo estilo: Luluzinha, Tina e Chico Bento.

Só me resta confessar que cheguei a seguinte conclusão: tô ficando velha! Mas não estou sozinha nessa não...
Hoje é aniversário da Érikinha, outra idealizadora deste blog e minha amiga de longa data!

Érika, parabéns e toda felicidade do mundo!!!

Um comentário:

Rosi disse...

Erikinha
FELICIDADES, FLOR!!!!!!!!!!!!!!